© 2018 por PREPARANDOS

     Criado por:

ESCOLAS TÉCNICAS

O ensino técnico

A formação técnica tem enorme importância para os estudantes que desejam se destacar no mercado de trabalho. Se há alguns anos os cursos de graduação tinham basicamente todo o respaldo em termos de graduação, hoje a qualificação técnica é respeitada e valorizada por empresas de diversos segmentos.

  

O grande diferencial do curso técnico em relação a outro tipo de curso é o caráter mais objetivo e com ênfase na prática, os alunos adquirem conhecimento teórico, mas na maior parte do tempo operam instrumentos e ferramentas utilizados em indústrias. Os cursos também costumam ser mais curtos e duram entre 1 e 2 anos.

Nos setores industriais o profissional com curso técnico no currículo tem maior remuneração e mais chances de crescer dentro da empresa, afinal já sai do curso com conhecimento prático, tudo que o empregador quer.

 

Cursos grátis no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem o segundo maior PIB do Brasil, portanto há um parque industrial grande e com necessidade de ter mão de obra qualificada para a execução de funções que exigem habilidade no manuseio de instrumentos tecnológicos e na operação do maquinário. Por essa razão destacam-se importantes escolas técnicas gratuitas no Estado, e elas preparam anualmente milhares de estudantes para diferentes carreiras profissionais.

Estudar em uma dessas escolas é uma excelente oportunidade para quem não tem condições de se matricular em um curso pago e deseja ascender social e profissionalmente trabalhando com o que gosta. Estimuladas pelo Ministério da Educação, as Escolas Técnicas são a porta de entrada de um futuro promissor.

 

Conheça algumas escolas técnicas gratuitas no Rio

Estas são algumas tradicionais instituições que oferecem cursos técnicos no Rio. Verifique as informações nos sites para obter informações sobre o ingresso.

Senai – O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – é uma renomada instituição de ensino que oferece cursos gratuitos. Os cursos técnicos grátis do SENAI são oferecidos à distância e por intermédio do PRONATEC. Saiba mais informações no site: https://www.cursosenairio.com.br/link-cursos-gratuitos-senai-rio,14.html

CEFET RJ – O Centro de Educação e Formação Tecnológica é uma escola técnica presente em todo o Brasil, a CEFET Rio possui sede no Maracanã e atua em outras unidades espalhadas pelo estado. Considerada uma das instituições mais renomadas na formação de técnicos para a atuação em setores industriais e tecnológicos, ela possui ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, educação à distância e monitoria. São oferecidos também programas de pesquisa e extensão. Conheça mais sobre a instituição na página: http://www.cefet-rj.br/

IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro – é o instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia e oferece cursos de excelente qualidade para transformar estudantes em profissionais de primeira linha. Há cursos de ensino médio e técnico, graduação, pós graduação, formação inicial e continuada Este é o site para obter informações completas: http://www.ifrj.edu.br/

SENAC RJ-  O SENAC – Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial – é uma escola referência na formação profissional e por intermédio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) oferece cursos sem custos à população com renda menor que 2 salários mínimos. Saiba informações completas acessando o site oficial: http://www.rj.senac.br/psg

FAETEC RJ – http://www.faetec.rj.gov.br/

PRONATEC – http://pronatec.mec.gov.br/