© 2018 por PREPARANDOS

     Criado por:

Se você ainda não sabe quais faculdades no Rio de Janeiro tem para você fazer a sua graduação, não deixe de pesquisar para descobrir qual delas é a melhor opção para você. E para ajudar nessa tarefa, juntamos algumas das principais instituições. Confira!

VESTIBULAR

Faculdade do Grande Rio (Unigranrio)
Dentre as instituições privadas, a Unigranrio foi a primeira universidade do Rio de Janeiro que surgiu. No ano passado, foi considerada a terceira melhor do estado pelo Ranking Universitário da Folha. A Unigranrio possui sete campi: Lapa, Silva Jardim, Magé, São João de Meriti, Macaé, Nova Iguaçu e a sede em Duque de Caxias. Além dos campi, a universidade conta com outras unidades espalhadas pela capital e pela Grande Rio. Dezenas de cursos superiores presenciais e a distância são oferecidos. Para entrar na Unigranrio, há duas opções. Uma delas é o vestibular, composto por uma prova objetiva e outra discursiva. Para facilitar a vida dos vestibulandos, a Unigranrio oferece a possibilidade de escolha da melhor data e horário para a realização da prova. A outra opção é o ingresso por meio da nota do Enem.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
A PUC Rio está localizada no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro. O campus da universidade é dividido em quatro centros: Teologia e Ciências Humanas; Ciências Sociais; Técnico Científico; e Ciências Biológicas e Medicina. No total, 18 graduações são oferecidas, com diversas habilitações para os cursos de Engenharia, Comunicação e Letras, por exemplo. Além de uma formação profissional sólida, a PUC Rio é uma instituição que preza pela formação humana dos estudantes. O ingresso é feito pelo vestibular tradicional, que acontece todos os semestres.

Universidade Estácio de Sá
A Universidade Estácio de Sá é uma das maiores do Rio de Janeiro. Com origem na zona norte da capital carioca, a faculdade sempre esteve incorporando novos cursos de ensino superior e se expandindo pelo estado e por todo o país. Só no Rio de Janeiro, há 13 unidades da Estácio de Sá. Hoje, 80 cursos de graduação presencial e a distância são oferecidos em suas diversas unidades. Para ingressar na faculdade, os estudantes podem optar pela prova de vestibular ou utilizar a nota do Enem.

 

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
A UERJ começou as suas atividades em 1950 e se firmou como uma das principais faculdades do Rio de Janeiro e do país. Conta com o campus da capital e outros seis nas cidades de São Gonçalo, Ilha Grande, Duque de Caxias, Teresópolis, Nova Friburgo e Rezende. A universidade oferece 32 cursos de graduação, todos muito bem avaliados, sendo alguns deles de referência. Quem deseja cursar a graduação na UERJ precisa fazer o processo seletivo por meio da prova de vestibular, que é oferecida anualmente.

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Outra opção para quem pretende fazer uma universidade pública. A UFRJ, além de ser uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro, é a maior universidade federal do país, com excelência em ensino e pesquisa. A principal estrutura está na Cidade Universitária, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, mas conta com outros campi em Duque de Caxias e Macaé e alguns polos de educação a distância. A UFRJ possui 139 cursos de graduação oferecidos em suas 29 unidades acadêmicas. Os estudantes que querem estudar na UFRJ precisam prestar a prova de vestibular, que é realizada todos os anos.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma universidade federal brasileira localizada no município de Seropédica, no km 7 da BR-465, no Rio de Janeiro. A sede da instituição possui o maior campus da América Latina, com aproximadamente 3.024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131.346 metros quadrados de área construída. Historicamente é conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país.